Certificado pela Universidade de São Paulo (USP)

Curso de Aperfeiçoamento em Transtornos do Impulso e Dependências Comportamentais

Grupo de pessoas em roda conversando

180 horas/aula

De 09/03/2024 a 08/03/2025

Curso Híbrido

Aulas presenciais e/ou síncronas à distância.

1 encontro mensal

Sábados das 8h às 18h

Profissionais da saúde

E também advogados, educadores físicos, pedagogos, jornalistas, administradores e outros.

Objetivo

A clínica dos transtornos do controle do impulso (TCI) e das dependências comportamentais apresenta casos desafiadores que chegam frequentemente em nossos consultórios. São pacientes que fazem tudo aquilo que todos nós fazemos em nosso dia a dia, porém de maneira exagerada: compram, jogam, fazem sexo demais, ficam dependentes de comida, são extremamente ciumentos ou briguentos, amam sem pensar nas consequências e ficam excessivamente conectados na Internet.

​

Os transtornos do impulso e demais condições associadas, como as dependência comportamentais são altamente prevalentes, estima-se que em conjunto possam atingir cerca de 8% da população. Estudos epidemiológicos apontam que mesmo no Brasil, essas condições são o terceiro conjunto de transtornos psiquiátricos mais prevalentes, perdendo apenas para ansiedade e depressão e rivalizando com os transtornos derivados do abuso de substância.

​

Além disso, outros comportamentos que têm a impulsividade como base, afetam a população e apresentam um viés importante para com a saúde pública, como envolvimento em acidentes de trânsito, atividades ilegais (ex. jogo, brigas, furto, endividamento), comportamento sexual de risco, comportamento suicida e autoagressão. Neste curso, a impulsividade é abordada nas duas vertentes, suas manifestações clínicas explicitadas nos transtornos do impulso, mas não limitadas a ele e sua relevância para saúde pública e para a sociedade em geral.

​

Nosso objetivo é formar profissionais capazes de identificar em seu consultório, esse público, que necessita de acolhimento e reconhecimento de um problema específico, desenvolvimento da motivação intrínseca, orientação para lidar e incluir manejos que possibilitem a redução e/ou a extinção destes comportamentos mal adaptativos, seja em maior ou menor grau, e que também trazem prejuízos emocionais, financeiros, de relacionamento interpessoal e/ou afetivo.

​

Além dos profissionais da saúde, nosso curso também possibilita que profissionais de outras áreas de conhecimento possam aprender sobre os transtornos do impulso, utilizando este aprendizado em diferentes contextos para compreensão e manejo em seu local de trabalho.

Você vai aprender

Fundamentos epistemológicos, clínicos e teóricos

que sustentam a clínica da impulsividade de acordo com a atualização do manual diagnóstico psiquiátrico DSM 5-TR e CID 11

Modelos de intervenção psicoterápica, escalas de avaliação e seguimento, técnicas específicas e casos clínicos.

Conteúdo multidisciplinar,

trazendo a compreensão de aspectos clínicos, psiquiátricos, neuropsicológicos e psicoterapêuticos dos transtornos abordados no curso, permitindo uma visão global do tratamento.

Introdução à Impulsividade

• Transtornos da Personalidade e a impulsividade.

Dependências Comportamentais

• Jogo Patológico;

• Cleptomania;

• Amor e ciúmes excessivos;

• Compras compulsivas;

• Dependência de Comida;

• Dependências Tecnológicas;

• Impulso Sexual Excessivo.

Impulsividade Agressiva

• ​Auto e Hetero agressão;

• Transtorno Explosivo Intermitente;

• Autolesão sem intenção suicida (automutilação);

• Suicídio.

Comportamentos repetitivos com foco no corpo

​•    Transtorno de escoriação;
•    Tricotilomania.

Qualidade de Vida

• Medicina e estilo de vida: os 4 Pilares;

• Psiquiatria Somatopsíquica;

• Medicina integrativa e Terapia Ocupacional;

• Felicidade e bem-estar subjetivo.

Aspectos clínicos, éticos e sociais

dos transtornos do Impulso e das dependências comportamentais (atividade prática realizada durante as reuniões do AMITI)

Ampliação da sua prática profissional

seja ela clínica, legal, ou organizacional, tornando-se competente no reconhecimento dos sinais e sintomas da impulsividade e da perda de controle do comportamento.

​

Contato direto com os docentes do curso

todos profissionais que atuam no Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso | PRO-AMITI e do Programa Ambulatorial do Jogo | PRO-AMJO e do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - IPq HC-FMUSP; centro de reconhecido pioneirismo, excelência e pesquisa no país;

Acesso a professores pesquisadores

autores reconhecidos nos temas de sua especialidade, oferecendo o conteúdo mais atualizado sobre o assunto;

Conteúdo sólido e pioneiro

estabelecido pelo AMITI-IPQ-HC-USP, ao longo das 18 versões anteriores, continuamente revisado e atualizado, agora pela primeira vez com certificado de conclusão emitido pela Universidade de São Paulo, neste sentido único em seu formato e qualificação.

Prof Dr. Hermano Tavares

Andrea Lorena da Costa Stravogiannis